02/03/2015

SENAR inicia curso técnico em agronegócio

O primeiro Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) teve sua aula inaugural no último sábado (28/2), com turmas estruturadas em 17 polos de apoio presencial, distribuídos por oito estados (Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro). Para os primeiros 1.250 alunos selecionados a perspectiva não poderia ser mais animadora. “O processo de formação do SENAR na Rede e-Tec Brasil vai abrir caminhos para o sucesso profissional desses jovens no setor que sustenta a economia do nosso País. Esperamos que todos arregacem as mangas, se dediquem muito e se comprometam com a aprendizagem para aproveitar, ao máximo, a oportunidade de fazer um curso de qualidade, totalmente gratuito”, afirma João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do SENAR.

O secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, vai além. “Os profissionais que vão ser formados pela Rede e-Tec Brasil no SENAR neste curso inicial já têm mercado de trabalho garantido em nosso próprio Sistema”. O secretário prevê a absorção dos alunos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia, criado pelo SENAR em 2013 para ajudar a sanar a lacuna existente na área. Segundo o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, apenas 9,3% dos produtores rurais recebem visitas regulares de órgãos governamentais de assistência técnica.

“Oferecer a assistência técnica, aliada à formação, sempre foi uma meta do SENAR e, pra isso, precisamos investir na educação profissional” – explica Daniel Carrara. Segundo ele, atualmente, o SENAR  conta com 2 mil técnicos em campo, assessorando os produtores rurais. “Precisamos de mais técnicos, precisamos de pessoas para orientar adequadamente o produtor”.

Com o início deste seu primeiro curso de nível técnico, à distância, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ingressa efetivamente na educação formal, participando do programa Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. O curso Técnico em Agronegócio, com duração de dois anos, é gratuito e voltado para a realidade do campo, tanto no que diz respeito ao conteúdo como na formatação.

A maioria das aulas é à distância, mas com encontros presenciais ao longo dos semestres e calendário definido nos polos. As atividades à distância serão mediadas pelo tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do SENAR. Os alunos também recebem materiais de apoio, como DVD com videoaulas e apostilas impressas de cada disciplina. As atividades presenciais acontecem nos polos de apoio presencial e nas saídas de campo, ambas com supervisão da tutoria presencial.

Mais educação, mais riqueza

Tanto para o MEC como para o SENAR, o início das aulas do Curso Técnico em Agronegócio pela Rede e-Tec marca a largada de um processo de democratização do ensino formal nos campos brasileiros. Uma ação que o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres, considera fundamental para o desenvolvimento do País. “Estamos vivendo um momento importante de expansão da educação profissional, oferecendo cursos voltados para a realidade do campo, a realidade do setor agropecuário, cursos que atendem ao público de um setor que é estratégico para o desenvolvimento do País”. Para Marcelo Feres, o SENAR é o parceiro ideal para esta empreitada. “O SENAR é uma rede importante, com tradição de formação no Brasil rural e já vem participando conosco do Pronatec desde o início da implantação do programa”.

Carlos Artur Arêas, coordenador geral de Fortalecimento dos Sistemas Públicos de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, também considera fundamental a aliança com o SENAR para expansão do ensino de nível médio no campo. “Esperamos que a qualidade aplicada em todas as ações do SENAR no Pronatec seja agora replicada na Rede e-Tec Brasil, e que ele seja um parceiro não só na execução, mas também no planejamento, desenvolvimento e na construção do projeto que a gente imagina pra educação à distância, o ensino técnico e a educação profissional em nosso País”.

Existe hoje o consenso de que a educação é um “calcanhar de Aquiles” para o desenvolvimento nacional e, em se tratando do setor agropecuário, ela é ainda mais vital para a economia. “O setor é responsável por um terço dos empregos do nosso país, um terço do PIB e pela segurança da nossa balança comercial” – observa o  secretário executivo do SENAR. Para ele, não há como seguir avançando sem a profissionalização do agronegócio. “Existe hoje um nível de tecnologia que demanda mais do que treinamentos operacionais. O setor rural precisa se profissionalizar em termos de gestão. Precisamos de pessoas preparadas e é esse ganho de qualidade que o SENAR está trazendo para a agropecuária”.