Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/03/2015

SENAR estuda intercâmbio com universidade chilena


Representantes de uma das instituições educacionais mais tradicionais do Chile, a Universidade Santo Tomás, visitaram o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), nesta terça e quarta-feira (4/3). O encontro teve como intenção a aproximação das duas entidades e a avaliação de possíveis parcerias institucionais.

Composta pela diretora nacional de Recursos Naturais, Paola Ulloa; pelo diretor nacional de Informática, Roberto Carrasco; pela diretora da área de Carreiras Agropecuárias, Catalina Torrealba; e pela coordenadora curricular Maribel Soto, a comitiva foi recepcionada pelo diretor da Faculdade CNA de Tecnologia, Abdon Miranda, e pela assessora de Relações Institucionais do SENAR, Maísa de Morais.

“São instituições focadas em buscar conhecimento para oferecer formação e educação de qualidade. Acreditamos que poderemos trabalhar juntos e traçar um programa de intercâmbio que dê frutos para ambos”, ressalta Abdon Miranda.

Segundo Paola Ulloa, a universidade espera estabelecer vínculos que permitam desenvolver um intercâmbio de conhecimento permanente. Ela convidou os representantes do SENAR para conhecerem os cursos e a metodologia aplicada pela entidade, que tem sede em Santiago. “Gostamos muito do que vimos. Antes estivemos na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia (Sena) e creio que podemos fazer projetos em conjunto para promover o desenvolvimento da região”, aponta.

Delegação conheceu programas do SENAR

Os educadores chilenos foram apresentados à estrutura institucional do SENAR e conheceram detalhes dos programas de Formação Profissional Rural e de Promoção Social promovidos pela entidade. Receberam, ainda, informações sobre os programas CNA Jovem e Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia, os Centros de Excelência em Educação Profissional e a Rede e-Tec Brasil no SENAR.

As reuniões também contaram com a participação da chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves, do coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Matheus Ferreira Pinto da Silva; e das assessoras do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC), Fernanda Leite e Marina Souza. À tarde, os integrantes da Universidade Santo Tomás visitaram a administração regional do SENAR no Distrito Federal.

“Os desafios enfrentados pelo Chile na área agropecuária são semelhantes aos nossos. Queremos divulgar o que fazemos internacionalmente e dividir experiências através desse intercâmbio. O nosso compromisso é com o setor rural, seja no Brasil ou em outros países”, afirma Andréa Alves.

A universidade

A Universidade Santo Tomás mantém paralelamente o Centro de Formação Santo Tomás, sendo especificamente destinado às carreiras voltadas ao ensino técnico, juntamente com o Instituto Santo Tomás. Dentre as áreas de ensino, a instituição – que tem aproximadamente 50 mil alunos espalhados por 22 sedes em todo o Chile – oferece um curso superior (Engenharia Agropecuária) e três técnicos (Técnico Agrícola, Técnico em Produção Aquícola, Técnico em Veterinária e Produção Pecuária) direcionados para carreiras agrícolas.

Fonte: