Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/09/2013

Terminais do Porto de Santos adotam regras rigorosas para acesso de caminhões

​Com movimentação recorde registrada no mês de julho – 10,4 milhões de toneladas -, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está adotando medidas mais rigorosas para controlar o acesso de veículos pesados ao Porto de Santos e conferir mais segurança às operações portuárias. A partir de agora, todos os terminais devem estar integrados, por meio da Internet, ao Sistema de Gestão de Tráfego de Caminhões (SGTC).
 
A Resolução 95.2013 estabelece que todos os clientes e fornecedores sejam informados da obrigatoriedade da nova norma. Os terminais que utilizam pátios reguladores também devem considerar o agendamento, desde a origem, para entrada no espaço e os veículos só podem se dirigir ao respectivo terminal portuário quando existirem vagas no estacionamento rotativo a ele designado.
 
Outra exigência é para que os terminais autorizem a expedição da documentação fiscal em seu nome apenas após o prévio agendamento do respectivo veículo de transporte da carga. Na documentação fiscal deve constar, obrigatoriamente, o número do agendamento que será fornecido pelo terminal ao seu cliente.
 
A nova medida proíbe definitivamente o recebimento de veículos nos terminais sem o prévio agendamento e autorização. No caso de ocorrência de chegada de um caminhão sem cumprir o procedimento padrão, é obrigação do terminal fazer a comunicação à Codesp, com o nome e o endereço do cliente e os dados dos veículos.
 
Só Notícias/Agronotícias com assessoria
 
 
Fonte: