12/03/2015

MT: centro-sul cresce 71%

Com produtividade semelhante ao médio norte, que reúne o maior volume de soja e milho do Estado, a região centro-sul de Mato Grosso também vem se destacando como forte produtora da oleaginosa.

A expectativa para esta safra, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é de que os agricultores da região colham 2,01 milhões de toneladas da oleaginosa, 71% a mais que na safra 2009/10, com média de 52,5 sacas por hectare, apenas 0,6 a menos que a produtividade esperada para o médio norte.

Para o Sindicato Rural de Cáceres, o município, que responde atualmente pelo cultivo de cinco mil hectares de soja em Mato Grosso, tem como tendência alavancar o consórcio com a pecuária e impactar positivamente na geração de empregos e renda para a região.

Para o delegado da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Reck Júnior, o crescimento na produção tem sido uniforme no Estado devido à utilização das áreas degradadas. “Os pecuaristas estão realizando no Mato Grosso casamentos perfeitos com a agricultura, conseguindo diminuir custos e aumentando o potencial nutritivo do solo”, afirma. “Além de contribuir com o avanço na produção de grãos, diminuem custo na nutrição do rebanho e aumentam a lotação de animais por hectare em até 8 cabeças”, enfatiza o delegado da Aprosoja.

INTEGRAÇÃO

Em Cáceres o diretor do Grupo Nelore Grendene, Ilson Correa, a partir da safra atual passou a administrar a integração lavoura-pecuária e substituiu cerca de 1.100 hectares de pastagem pelo cultivo de soja. “Nosso objetivo é ampliar cerca de mil hectares por ano, aproveitando e melhorando o potencial nutritivo do solo”, destaca Corrêa. O grupo investiu em quatro variedades do grão e calcula média de produtividade de 50 sacas por hectare. “Por ser o primeiro ano da agricultura, consideramos o volume positivo, mas com o passar dos anos e identificação das melhores variedades para região vamos melhorar os números e tornar o centro-sul referência em grãos, assim como é na pecuária”.

A colheita na Fazenda Ressaca, do Grupo Nelore Grendene, iniciou em 26 de fevereiro e finalizará no dia 31 de março, com apresentação dos resultados da safra regional durante o II Encontro Técnico da Soja e do Milho na Região sudoeste de MS. A programação do Dia de Campo inclui visitas técnicas a estações de cultivo de grãos e apresentação de painéis com profissionais da Aprosoja/MT, Famato, Embrapa, IFMT e Unemat. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Cáceres e é realizado pela Nelore Grendene e Sindicato Rural de Cáceres.

BRASIL

Na última terça-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou suas projeções para a safra de soja. Com a colheita em pleno andamento e enfrentando problemas climáticos, a produção ainda será superior à safra passada. A produção deve ficar em 93,26 milhões de toneladas.