Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

19/03/2015

PR: milho safrinha ganha força para safra 2015/16


Com os preços pouco interessantes neste momento, o triticultor busca aproveitar a elevação do dólar para comercializar a safra estocada. Ele também já está focando no plantio da safra 2015/16, fazendo a análise comparativa entre o trigo e o milho safrinha para definir a melhor opção.

Se no ano passado a rentabilidade do trigo frente ao milho era bem mais interessante, já que havia pouco produto nos mercados nacional e internacional, desta vez, o milho tem vantagem. Os preços do grão praticamente permaneceram estáveis na casa do R$ 20 durante os meses de fevereiro de 2013 e 2014, enquanto o trigo sofreu retração no período.

No Paraná, de acordo com o Deral, a área de plantio deve retrair 2%, de 1,38 milhão de hectares para 1,36 milhão de hectares. Mesmo assim, se o clima não atrapalhar – como as chuvas na colheita do ano passado – a produção pode bater recorde: 4,1 milhões de toneladas. "Apesar de a área cair de forma geral, avançou no Norte do Estado. Isso porque houve atraso no plantio e na colheita de soja, deixando o milho safrinha fora da janela ideal de trabalho. Por isso, os produtores acabaram optando pelo trigo. Sem dúvida, os valores de comercialização do milho estão mais atrativos neste momento", explica o técnico do Deral Hugo Godinho.

 

Fonte: