23/03/2015

“Acrimat em Ação 2015” vai ao campo levar informações

Levar informação ao pecuarista e identificar as demandas do setor são os objetivos do maior programa de capacitação técnica para o desenvolvimento da pecuária de corte realizado em Mato Grosso, o “Acrimat em Ação”. O evento, promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), e que está em sua quinta edição consecutiva, pretende reunir 5,5 mil interessados, principalmente criadores, mas também há um foco nos acadêmicos e técnicos da área.

Em quatro anos, foi registrada a participação de mais de 12 mil pessoas. A programação deste teve início na última sexta-feira, em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). Ao todo, serão visitados 30 municípios, em quatro rotas, em mais de 10 mil quilômetros percorridos.

Os participantes poderão conferir um conteúdo diferenciado com a palestra "Manejo pré-abate: como evitar perdas econômicas mantendo o bem-estar animal”, que será conduzida pelos professores Adriano Gomes Páscoa (Rota 01), Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa (Rota 02) e Roberto de Oliveira Roça (Rotas 03 e 04).

O presidente da Associação, José João Bernardes, destaca que o “Acrimat em Ação” contribui para manter o pecuarista atualizado no que se refere à produção de carne. “A participação dos produtores nas edições anteriores mostra que o evento contribui para o setor, promovendo intensiva transferência de informações aos participantes”. Conforme ele, as demandas registradas durante os encontros servem para traçar medidas que promovam o desenvolvimento sustentável da cadeia da carne em Mato Grosso.

O consultor da Acrimat responsável pela coordenação do evento, economista Amado de Oliveira Filho, destaca que além de levar informações aos pecuaristas, o “Acrimat em Ação” promove a integração dos participantes e a troca de experiências.