Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

31/03/2015

Soja: RS vai colher marca inédita de 15 milhões de toneladas


A produção de soja deve atingir a marca inédita de 15 milhões de toneladas na safra 2014/15 no Rio Grande do Sul. A estimativa foi confirmada pelo governador gaúcho, José Ivo Sartori. No ciclo passado, o volume colhido foi de 13,05 mi/t. O RS é o terceiro maior produtor da oleaginosa no País, atrás do líder Mato Grosso e Paraná.

Conforme Sartori, o setor primário se consolidou como grande pilar para impulsionar a economia gaúcha e brasileira, com papel ainda mais decisivo neste ano de 2015. “É aqui, na lavoura que venho buscar inspiração para nossa missão no governo. A cadeia produtiva da soja pode contar com a nossa parceria”, frisou.

O governador do Rio Grande do Sul participou da 8ª abertura da colheita da soja, na cidade de Tupanciretã, no último sábado (28.03). A cidade situada no Centro do Estado é considerada a capital gaúcha da soja, com mais de 140 mil hectares de área de cultivo e produção estimada em 50 sacas por hectare. A renda prevista no município é de R$ 468 milhões.

Hoje, o Estado gaúcho conta 5,1 mi/ha de área plantada com grãos, segundo a Secretaria Estadual da Agricultura. A falta de chuvas tem afetado lavouras na região das Missões e Noroeste. Nas demais áreas, não houve relatos de adversidades climáticas mais significativas para a cultura.
Fonte: