Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

31/03/2015

ABPA busca abertura da Comunidade Europeia para suínos


O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, participou nesta segunda-feira (30) de uma série de agendas com autoridades da União Europeia, em Bruxelas (Bélgica).

Contando com o apoio do escritório avançado da entidade na sede do Parlamento Europeu (a Alonso Associados), Turra reuniu-se com Miguel Ceballos, membro do Gabinete da Comissão de Comércio da UE e com Mathias Jorgensen, chefe das Relações com a América Latina.

Nos encontros, Turra buscou avanços para a abertura do mercado europeu para a carne suína das agroindústrias de Santa Catarina.  O Estado é reconhecido pela OIE como livre de aftosa sem vacinação, um requisito que pode ajudar nas negociações.

“Estamos empregando esforços para superar a resistência injustificável, que ainda perdura.  A reconhecida qualidade e o status sanitário da produção avícola do Brasil também deverão ajudar nesta missão.  Queremos reduzir a dependência dos embarques das agroindústrias suinícolas brasileiras dos países do Leste Europeu”, destaca.

O presidente da ABPA também comentou, na ocasião, sobre a necessidade da construção de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

“Os europeus estão trabalhando para fechar acordos com diversos países, como Canadá, EUA, Tailândia e outros.  Eles reiteraram a importância, neste contexto, da agilização para a consolidação de um acordo entre os países dos dois blocos, o que é fundamental para não perdermos espaço neste mercado”, explica Turra.

Dentre os pontos positivos percebidos nos encontros, o presidente da ABPA ressalta a boa imagem que o Ministério da Agricultura brasileiro tem junto ao Bloco Europeu.  “Escutamos muitos elogios à conduta da Ministra Kátia Abreu e à equipe do Mapa, pela agilidade em repostas a demandas dos europeus”, completa.
Fonte: