Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

01/04/2015

Valorização do frango brasileiro no mercado externo é maior que a dos EUA


Complementando seus dados relativos ao ano passado, a FAO mostra que a carne de frango exportada pelo Brasil fechou os primeiros 14 anos deste século com valorização melhor que a obtida pelo produto norte-americano.

Comparativamente a 2000, por exemplo, o preço médio brasileiro foi 117% superior, apresentando uma diferença, a mais, de quase 14 pontos percentuais em relação ao produto dos EUA, que fechou 2014 com um ganho pouco superior a 103%.

Mas já houve momentos melhores. Como em 2011, quando o ganho brasileiro em relação a 2000 superou a casa dos 133%. Para os EUA a maior valorização ocorreu em 2013, ocasião em que o preço médio alcançado foi perto de 108% superior ao de 2000.

Em 2000, o preço médio do Brasil (cujas exportações são mais diversificadas que a dos EUA) registrava diferença de 50% em relação ao produto dos EUA (cujas vendas externas se concentram na coxa/sobrecoxa).

Entre 2002 e 2004 essa diferença caiu, chegando a um mínimo de 36% (2004). Mas a partir daí ela se acentua, a ponto de alcançar 90% (ou seja: quase o dobro do preço) em 2008. Foi quando veio a crise econômica e os preços brasileiros sofreram forte refluxo.

Com a recuperação observada no biênio 2010-2011 o diferencial do Brasil voltou a subir, aproximando-se dos 82%. Mas no último triênio (2012/2014) apresentou diferença média de 60%.

 

Fonte: