Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

13/04/2015

Brasil e Ucrânia pretendem estreitar relações comerciais


Estreitar o comércio entre Brasil e Ucrânia foi um dos temas discutidos entre a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo, e o embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, em reunião na última sexta-feira (10), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
Entre os assuntos discutidos está a possibilidade de realizar reunião do Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Ucrânia para discutir temas de interesse bilateral. O lado brasileiro tem interesse em habilitar frigoríficos brasileiros, em especial de carne suína, para exportar ao país. Em contrapartida, o lado ucraniano pretende exportar fertilizantes e trigo para o Brasil. Além disso, deve ser discutido um memorando de entendimento para a quarentena vegetal, que facilita o comércio de vegetais e seus produtos entre os dois países.
 
A secretária Tatiana Palermo aproveitou a oportunidade para convidar o ministro ucraniano para comparecerem o lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuário, no final de abril. Na ocasião, será apresentado o Sistema de Defesa Agropecuária brasileiro, além das metas e programas de mitigação de riscos, entre outros. Por fim, o embaixador ucraniano mencionou convite para que um representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visite o Instituto de Pesquisa Agropecuária da Ucrânia e conhecer as principais pesquisas agropecuárias em andamento.

 

Fonte: