14/04/2015

MS: SENAR quer fortalecer programa de Agricultura de Precisão

Para fortalecer o Programa Nacional de Agricultura de Precisão no Mato Grosso do Sul, o coordenador do programa no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Rafael Diego Nascimento da Costa, visitará esta semana os sindicatos rurais de cinco municípios do estado. “O SENAR-MS já realiza o programa e pretende, com essa ação, incentivar os produtores rurais de Laguna Caarapã, Dourados, Ponta Porã, Maracaju e Bonito a aderirem ao programa”, explica o coordenador.

Ainda como parte das ações do Programa de AP, o SENAR vai realizar no próximo dia 27 de abril uma videoconferência com todas as Administrações Regionais da entidade para tratar do programa. “A ideia é debatermos o que foi realizado até agora e traçarmos uma estratégia de ação para os próximos anos”, acrescenta.

CBO – Na reunião da Comissão Nacional de Agricultura de Precisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na última sexta-feira (10), foi criado um grupo de trabalho com a participação do SENAR, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Associação Brasileira de Prestadores de Serviço em AP para traçar o perfil do profissional da área e criar ocupações específicas em agricultura de precisão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

“Atualmente existe o profissional no mercado, mas não na CBO e isso impede a criação de cursos técnicos na área. Essa iniciativa busca estabelecer as atividades das ocupações de qualificação profissional e nível técnico e relacioná-las com a CBO, porque atualmente só existem cursos voltados para a mecanização agrícola com foco em agricultura de precisão e não a AP propriamente dita. Será uma tentativa de expandirmos a quantidade de profissionais de nível técnico qualificados e que atuam na área de AP”, destaca o coordenador do Programa Nacional de AP do SENAR.