15/04/2015

Comercialização da safra de soja chega a 68% em Mato Grosso

Bons preços em Mato Grosso deram energia para o avanço nas negociações da soja 2014/15 em março no mercado interno. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que aponta "progresso da comercialização em 68,5%, ou 19,26 milhões de toneladas, significando bom avanço de 9,1 p.p., ou 2,53 milhões de toneladas ante fevereiro".

Segundo o Imea, "a protagonista dos bons números, para variar, é a taxa de câmbio, que se manteve bastante elevada, com média superior aos R$ 3,00/US$, algo que não se via desde agosto de 2004. Embora o volume total comercializado desta safra até março/15 seja inferior ao da safra passada até março/14, deve-se levar em consideração que as negociações da safra 14/15 iniciaram-se com dois meses de atraso em relação às da safra passada".

Conforme a entidade, "no início deste mês de abril o dólar apresentou desvalorização ante o real, o que tem levado os produtores a esperarem por melhores oportunidades para negociarem a produção".