16/04/2015

Venda da safra de milho atinge 48% em Mato Grosso

A comercialização da safra 14/15 fechou março com 48,64% do seu total já negociado. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que aponta avanço de 6,53 pontos percentuais (p.p), representando 999,19 mil toneladas.

Segundo o Instituto, "se comparado ao mesmo período da safra 13/14, a comercialização exibe uma diferença de 37,16 p.p., e essa discrepância se deve principalmente à disparada do dólar nos últimos meses, devido à instabilidade política e a expectativa de alta nos juros norte-americanos, cooperando assim para uma alta nos preços do cereal e influenciando o agricultor a negociar mais antecipadamente. Já a comercialização da safra 13/14 exibiu avanço de 0,6 p.p., e vai chegando próximo ao seu encerramento com 99,58% já negociado".

De acordo com a entidade, "de forma geral, a partir de agora o produtor estará à espera da definição da produção da safra 2014/15, e com isso poderá ser um pouco mais cauteloso com as negociações do cereal nas próximas semanas".