23/04/2015

Paridade para exportação da soja em Mato Grosso chega a R$53

A paridade de exportação para março do ano que vem, desconsiderando o prêmio portuário, fechou cotada a R$ 53,26/sc no mês passado. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que, no último boletim, ressalta que “se pontuada que a produtividade da safra 15/16 seja a mesma projetada para a 14/15, de 52,4 sc/ha, o custo com insumos seria de R$ 35,38/sc”.

De acordo com a entidade, “o foco atualmente para compra de insumos são os fertilizantes, os quais apresentam custo de R$ 13,83/sc, se considerada as mesmas condições de produtividade. No comparativo com o mesmo período da safra passada, nota-se boa vantagem, dado que neste ano a diferença em relação ao custo com fertilizantes, especificamente, chega a R$ 5,87/sc, demonstrando assim vantagem ao produtor”.

Conforme o Imea, o dólar apresentou consideráveis desvalorizações nos últimos dias, o que pesou bastante no recuo da paridade. Em contrapartida, o custo com insumos também varia em função do dólar, o que é bom para o produtor, caso o recuo da taxa de câmbio impacte com equidade na paridade e no custo.