Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

23/04/2015

Programa de agricultura de precisão desponta em Mato Grosso do Sul após visitas técnicas a regiões produtoras


Novas demandas surgiram para o Programa Nacional de Agricultura de Precisão (AP) após as visitas de sensibilização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) aos municípios sul mato-grossenses de Laguna Caarapã, Amambaí, Dourados, Ponta Porã, Maracaju e Bonito. O coordenador do programa no SENAR, Rafael Diego Nascimento da Costa, explica que a Administração Regional do SENAR no estado planeja adotar novas técnicas para impulsionar o programa, principalmente para a área do cultivo de grãos que é referência nacional.

“Queremos trabalhar o programa de AP com base no calendário agrícola, casando a necessidade de qualificação com a disponibilidade de máquinas para execução dos módulos em situações reais. Ou seja, no período da preparação do solo ou da colheita, por exemplo, vai ser o momento onde vão fazer a capacitação na lavoura, usando as máquinas apropriadas para cada atividade. Essa prática, inclusive, vale também para outros programas do SENAR, porque favorece o aprendizado”, revela.

Além dessa iniciativa, o SENAR-MS pretende investir em nova ação, levando para Laguna Caaparã um estande com um instrutor e um simulador durante a 18ª edição da Festa do Pé de Soja Solteiro, que acontece a partir desta quinta-feira (23), no município. “A ideia é alcançar o maior número de visitantes no estande, para que conheçam o programa, tirem dúvidas e façam simulações”, diz Rafael da Costa.

O programa de agricultura de precisão é ministrado em seis módulos em Mato Grosso do Sul, com carga horária total de 112 horas, em que os dois primeiros – Agricultura de Precisão para todos e Sistemas de Orientação – são realizados com uso de simulador e os demais com máquinas disponíveis nas próprias fazendas. “Entre o plantio e a colheita o produtor tem maior disponibilidade e esse é o momento certo para que envie seus funcionários para o treinamento”, explica o coordenador do programa de AP.

As capacitações para produtores no estado devem começar a partir de maio deste ano, inicialmente nos municípios visitados.

Videoconferência

O SENAR vai realizar no próximo dia 27 de abril uma videoconferência com todas as Administrações Regionais da entidade para tratar do programa. “A ideia é debatermos o que foi realizado até agora e traçarmos uma estratégia de ação para os próximos anos”, acrescenta o coordenador do programa na entidade, Rafael Diego Nascimento da Costa.

 

Fonte: