Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

24/04/2015

Aprosoja MT pede celeridade da certificação de soja


A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) está participando do encontro da Aliança Internacional dos Produtores de Soja (Isga) na China. Realizado anualmente, o evento tem como discussão principal a necessidade de que haja celeridade nos processos de certificação de biossegurança, que permitem a importação de grãos transgênicos.

O diretor da Aprosoja, Alex Utida, está representando os produtores de Mato Grosso e explica que atualmente a China somente dá início ao processo de aprovação de eventos transgênicos quando o mesmo já foi aprovado no país de origem da tecnologia, o que causa um atraso na comercialização dos novos produtos.

“Estamos discutindo aqui a necessidade de que haja sincronia nos processos, ou seja, que as autoridades chinesas aceitem dar início a esses estudos transgênicos ao mesmo tempo em que ele está sendo trabalhado no país de origem”, afirmou Utida.

Ao lado da Aprosoja participam da reunião os representantes do Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. O encontro dos integrantes da Aliança Internacional dos Produtores de Soja segue até esta sexta-feira (24), e irá tratar dos principais problemas da produção mundial.


Isga

Os países que compõem a aliança se reúnem em grupos de discussão para compartilhar práticas recomendas para a produção de soja de forma responsável e ecologicamente correta. Além disso, o grupo tem a missão de difundir os benefícios da biotecnologia e os avanços genéticos aplicados na oleaginosa.

Neste ano, o único representante brasileiro no Isga é Alex Utida, que compõem o quadro da diretoria da Aprosoja em Mato Grosso.

 

Fonte: