28/04/2015

Safra de milho se desenvolve e tem controle de pragas em MT

A safra de milho vai bem. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que, no boletim divulgado, nesta segunda-feira (27), destacou que "apesar do atraso na semeadura do milho na 'janela ideal', a chuva e o bom controle de pragas vem colaborando para o desenvolvimento do cereal".

De acordo com a entidade, isso vem "afetando assim diretamente na expectativa de produtividade da planta, que viu seu número saltar de 85,97 sc/ha na última estimativa para 100,02 sc/ha na atual. Com isso, mesmo que a área semeada não tenha sofrido alteração em relação ao último indicativo, a produção aumentou 16,40% em reflexo à nova projeção da produtividade, que agora é esperada em 17,80 milhões de toneladas para a próxima safra".

Segundo o Imea, em relação à safra13/14, “atenta-se para o fato de a produção ser 0,45% maior na safra 14/15, apesar da expectativa de que a área seja 7,96% menor para a próxima temporada. Ainda que exista um cenário animador para a produtividade da cultura, podemos ter surpresas negativas quanto aos preços”.