10/09/2013

Famato debate hoje situação de mercado do milho em Mato Grosso

​A Comissão de Política Agrícola da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) vai reunir, hoje à tarde, para debater o cenário atual do milho em Mato Grosso e as perspectivas para os mercados de soja e milho. A reunião é aberta a produtores rurais, presidentes de Sindicatos Rurais e profissionais da área do agronegócio interessados no assunto. "Estamos finalizando a colheita do milho e nos preparando para a próxima safra de soja, por isso é muito importante debatermos os rumos que se desenham para estes mercados para os próximos meses", explica o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi.

Há preocupação dos produtores que os preços atuais não estão bancando os custos de produção. A saca nesta segunda-feira (9) no Mato Grosso teve preço médio de R$ 10,97. O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laercio Lenz, disse que o município fechou com 3,5 milhões de toneladas colhidas e defende que os produtores devam vender o milho estocado para abrir espaço para a safra de soja. "Tem que esperar preço, concordo, mas é preciso ter certo cuidado para vender esta produção até o final do ano para abrir espaço nos armazéns para safra da soja. As vezes perder R$ 1 ou R$ 2 por saca não é tão significativo que você vá chegar na época da colheita e não ter lugar para guardar o soja", defende. "Temos uma deficiência muito grande de armazéns, assim como no Centro-Oeste, que precisa ser resolvida", disse.