Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

30/04/2015

SP: Secretário Arnaldo Jardim e embaixadora dos Estados Unidos discutem cooperação bilateral


A cooperação bilateral na área de pesquisa agropecuária entre o Estado de São Paulo e órgãos do Governo dos Estados Unidos. Esse foi o principal ponto abordado no encontro do Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, com a embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde.

A visita da embaixadora ao Gabinete da Secretaria, na Agrishow, foi um primeiro passo para um estreitamento de relações entre a Secretaria e o governo norte-americano, que levará a uma soma de esforços na cooperação para o desenvolvimento tecnológico.

A produção agrícola de alimentos, de forma eficiente e sustentável, com integração da lavoura, pecuária e florestas, foi destaque na reunião. A intenção é fazer com que ocorra um aumento na produção sem aumento da área plantada. Isso envolve também investir em tecnologias que integrem lavoura, pecuária e floresta.

Arnaldo Jardim e Liliana Ayalde abordaram também a soma de esforços na área de desenvolvimento tecnológico na busca pela padronização de legislação em relação para alimentos processados, inclusive para os orgânicos. Essa questão envolve o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

A embaixadora e o Secretário também abordaram a questão de bioenergia, em especial o etanol. Para Arnaldo Jardim, essa aproximação do Estado de São Paulo com o Governo norte-americano é fundamental.

Questão importante, a influenza aviária também foi tratada no encontro. Haverá ampla colaboração para monitoramento e troca de informações sobre as aves migratórias, já que ocorreram casos da doença nos Estados Unidos. A Secretaria vem adotando várias medidas neste sentido, em busca da tentativa de evitar que ocorram casos no Estado. Participaram da reunião os coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro e o coordenador das Câmaras Setoriais Alberto Pereira Gomes.


USDA


O encontro também foi o início da aproximação da Secretaria da Agricultura com o United States Department of Agriculture (Ministério da Agricultura norte-americano), para estudar a adoção de metodologias semelhantes de legislação, em especial para a laranja.

A partir de agora serão realizadas reuniões técnicas para viabilização dessas parcerias.

 

Fonte: