Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/05/2015

Cálculo de preço da soja em Paranaguá é alterado


A metodologia que define a cotação da soja em Paranaguá foi alterada nesta segunda-feira (4). De acordo com a Cepea, centro de pesquisa da Universidade de São Paulo responsável pela elaboração do dado, o novo indicador será mais abrangente em relação aos negócios realizados e ofertados no porto paranaense. O indicador é usado na liquidação financeira dos contratos futuros da soja no Brasil.

Até então, a metodologia considerava somente negócios efetivos e ofertas de compra e venda que estejam no intervalo dos contratos fechados. Ou seja, a autorização para entrega do produto nos armazéns de Paranaguá acontecia somente depois de o navio ter sido nomeado. Isso era apontado por operadores como um dos motivos para o pouco interesse pelos contratos na bolsa de São Paulo – Bovespa.

Agora, as transações na metodologia atual do índice capturam os preços apenas nos casos em que é necessário completar cargas de navios ou transferir produto excedente para terceiros.


Exportação

7,53 milhões de toneladas de oleaginosa passaram pelas esteiras do porto paranaense para seguir para o mercado internacional. A expectativa é alcançar 7,9 milhões de toneladas do grão em 2015. Atualmente, Paranaguá ocupa a terceira posição no ranking nacional, atrás de Santos (SP) e Rio Grande (RS).

 

Fonte: