Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/05/2015

SENAR/MS leva capacitações a 78% dos municípios de MS em maio


Para levar educação profissional e promoção social aos trabalhadores do meio rural, o SENAR/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul realiza no mês de maio 289 cursos em 62 dos 79 municípios, abrangendo mais de 78% do estado. No total, quatro mil trabalhadores serão qualificados, um trabalho que envolve a participação de mais de 100 instrutores da instituição.

Entre os cursos mais demandados neste mês estão o de ‘Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados’, levado a 17 municípios do estado e o de ‘Doma Racional’, que será ministrado em 10 municípios. Somente esses cursos capacitam mais de 490 produtores e trabalhadores rurais.

O superintendente da entidade, Rogério Beretta, ressalta que a equipe trabalha com a meta de expandir gradativamente o atendimento, realizado sempre em parceria com os sindicatos rurais. "A falta de mão de obra qualificada ainda é um gargalo do agronegócio e por isso há necessidade de ampliar a realização de cursos".

O SENAR/MS executa ações de FPR – Formação Profissional Rural, PS – Promoção Social e PE – Programas e Projetos Especiais. A Formação Profissional Rural é responsável pela profissionalização e aperfeiçoamento do desempenho dos produtores e trabalhadores rurais. Para esta modalidade, o SENAR/MS oferece 190 cursos no mês de maio, nas áreas da agricultura, agroindústria, aquicultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvopastoril e de prestação de serviços.

A Promoção Social proporciona desenvolvimento de comportamento social das famílias rurais com atividades que oferecem alternativas de geração de renda ou complementação do orçamento doméstico. Serão oferecidos 82 cursos nesta modalidade.

Os Projetos Especiais serão desenvolvidos em oito municípios, por meio do Programa Inclusão Digital Rural, que vai proporcionar para mais de 250 trabalhadores rurais noções básicas de manuseio de computadores e navegação na internet. Para mais informações acesse www.senarms.org.br ou ligue no (67) 3320-9700.

 

Fonte: