Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

06/05/2015

Brasileira cria app que reduz consumo de água na irrigação


Brasileira vai cursar universidade na Califórnia ligada à Nasa (Agência Espacial Americana), após garantir bolsa de estudo com a criação de um aplicativo de plantações “inteligentes”. A tecnologia criada pela mineira Mariana Vasconcelos, de 23 anos, conecta o agricultor à plantação e pode gerar uma redução de até 60% no consumo de água na irrigação. Ela foi selecionada entre 500 pessoas que iriam representar o Brasil.

Criada na fazenda do pai, Mariana desenvolveu em 2014 o Agrosmart, um aplicativo que promete tornar as plantações “mais inteligentes”.

A tecnologia utiliza sensores espalhados pelo campo, que avaliam a umidade do solo e a presença de pragas, entre outros parâmetros. Esses dados são interpretados pelo aplicativo, que indica ao agricultor os intervalos de irrigação e outras variáveis em tempo real.

Segundo Mariana, a tecnologia proporciona uma economia de água de até 60%. “A gente entende exatamente a necessidade hídrica da planta e calcula todo dia quanto deve irrigar. Às vezes, por desconhecimento, o agricultor utiliza uma quantidade de água muito acima do necessário”, explica.

No Brasil, cerca de 70% da água é utilizada na agricultura, segunda a Agência Nacional de Águas (ANA).

 

Fonte: