Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

11/05/2015

Missão do CNA Jovem à China visita feira internacional de alimentos e conclui que o Brasil tem muito a oferecer


Dando sequência à agenda de atividades previstas na visita técnica à China, os cinco integrantes do CNA Jovem visitaram os pavilhões da SIAL 2015 – The Asian Food Marketplace, na última sexta-feira (8/5). A feira, conhecida internacionalmente, reúne expositores agroalimentares chineses e estrangeiros em Xangai.

Rachel Leão Vieira, de Goiás, conta que a feira é muito bem organizada e tem a participação dos principais países exportadores do mundo, tanto de matéria prima quanto de produtos/alimentos prontos. Apesar de ser uma ótima oportunidade de negócios para o Brasil, ela diz que sentiu falta de mais estandes brasileiros.

“Ao todo estão participando 40 empresas brasileiras e existe uma concentração de empresas de proteína animal como as grandes indústrias frigoríficas. Conversamos com uma representante da Brasimex, que representa alguns frigoríficos e cooperativas do Brasil. Segundo ela, o mercado chinês é bastante exigente em preço qualidade e cortes de carnes diferentes”, conta.

Na avaliação de Carolina Heller Pereira, do Rio Grande do Sul, os produtos brasileiros são extremamente bem aceitos pelo mercado chinês e mundial. O desafio, entende ela, é conseguir, através de bons acordos comerciais, entrar nesse mercado e estar preparado para produzir com qualidade crescente e escala de produção.

“Olha o tamanho do Brasil. Era para encher o pavilhão da SIAL com um estande da carne bovina brasileira produzida com qualidade, sanidade e sustentabilidade. O Brasil tem muito a oferecer. Esperamos que sejam rompidas logo as barreiras para que comecemos a exportar efetivamente carne bovina para a China”, declara.

Ao longo da semana passada, o grupo – que também é composto por Cézar Augusto Tumelero Busato, Dyovanna Depolo de Souza Pinto e Murilo Eduardo Ricardo, além da chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves – participou de ações e eventos de grande relevância para o seu aprendizado e conhecimento. Eles foram à Canton Fair, a maior feira multifuncional do mundo, e presenciaram a “Trade Mission Brasil-China”, evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Guangzhou. Depois, em Xangai, a comitiva conheceu o Parque Industrial Changzhou e o Porto de Shanghai, considerado o mais eficiente do mundo.

Os próximos compromissos dos jovens brasileiros serão em Pequim. Eles se reunirão com a adida agrícola da Embaixada do Brasil na China, Andrea Bertolini, e visitarão às instalações da Sinomach (líder em fabricação de maquinários e equipamentos pesados) e da ZTE (líder em soluções tecnológicas para agricultura).

 

Fonte: