Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

13/05/2015

Programa Campo Futuro inicia nesta semana levantamento dos custos de produção de Cereais, Fibras e Oleaginosas


Nesta quarta-feira, 13 de maio, os produtores rurais de 28 municípios dos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Tocantins e Rio Grande do Sul, começarão a receber a equipe técnica do Campo Futuro. O programa, que ocorre ininterruptamente desde 2010, vai levantar dados sobre a cultura de cereais, fibras e oleaginosas. Ao todo serão 12 painéis (procedimento de obtenção de informações e atualização de dados), com indicadores sobre custos de produção junto aos produtores locais que definirão o perfil de produção de cada região. A meta é que os dados estejam consolidados até o final de agosto. Realizado pela CNA, o Programa, nesta edição, conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O Campo Futuro é um projeto que alia a capacitação do agricultor à disponibilidade de informações voltadas para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. O produtor aprenderá a calcular seu custo de produção e a utilizar ferramentas para o gerenciamento de riscos de preços. Com apoio das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados e dos Sindicatos Rurais dos principais municípios produtores, bem como a colaboração dos produtores rurais e técnicos, anualmente, a equipe Campo Futuro visita as regiões produtoras de diversas culturas produzidas no país, conferindo a realidade da região e levantando os custos.

A participação dos produtores rurais nos painéis é muito importante: permite o acesso a informações estratégicas para tomadas de decisões em suas propriedades. Após a realização dos painéis, será elaborado e enviado às Federações de Agricultura e Pecuária, aos Sindicatos Rurais e produtores, um boletim contendo análises dos resultados de indicadores de desempenho e rentabilidade de importantes regiões produtoras de cereais, fibras e oleaginosas. Além disso, periodicamente são publicados informativos da série Ativos de Cereais, Fibras e Oleaginosas, contendo análises e informações ao produtor.

 

Fonte: