11/09/2013

Indea constata plantio antecipado de soja em Nova Mutum

A quatro dias para o fim do Vazio Sanitário da Soja, que termina no dia próximo dia 15, os produtores rurais de Mato Grosso já se preparam para o plantio da próxima safra. E a chuva, que neste ano resolveu aparecer com certa antecedência, gerou uma expectativa ainda maior e uma precipitação por parte de alguns proprietários que iniciaram a plantação antes do prazo estipulado pelo Governo Estadual.

Em Nova Mutum, de acordo com a Chefe de Unidade do Instituto de Defesa Agropecuária, Simone Colombo, três denúncias de plantio antecipado da soja foram registradas nas últimas semanas do vazio sanitário. Destas, duas já foram confirmadas e a outra deve passar por análise nos próximos dias.

Simone explicou que será esperado o prazo de até 15 para verificar se houve ou não a germinação do grão. Caso seja confirmada, o produtor será notificado e poderá pagar uma multa de duas UPF’s por hectare plantado. “Como o período diz respeito à planta viva, nós vamos esperar esse prazo do vazio para ver se vai ter a germinação da planta. Se germinar, o produtor será notificado e poderá pagar uma multa. Caso contrário ele apenas será alertado e informado de que isso não pode ser feito”, informou.

Apesar disso, a chefe de unidade avaliou como positivo e tranqüilo o período do Vazio Sanitário da Soja em 2013. “Apesar dessas denúncias, que ocorreram agora no finzinho do Vazio, foi uma época tranqüila, os produtores respeitaram as exigências e nós avaliamos com positividade”, disse.

A partir do dia 15 começa o Vazio Sanitário da Cultura do Algodão, que tem por objetivo controlar o “bicudo algodoeiro”, um besouro originário da América Central, que utiliza suas mandíbulas para perfurar o botão floral e a maçã dos algodoeiros. “No período de 15 de setembro a 30 de novembro, fica então proibida a plantação de algodão no Estado”, concluiu Simone.