14/05/2015

Holandeses visitam a FAMATO para falar de projetos de sustentabilidade

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) recebeu nesta semana a visita de representantes do IDH, um instituto financiado pelo Governo da Holanda e outros órgãos que procuram auxiliar projetos e diálogos de melhoria da sustentabilidade de diversas cadeias produtivas do agronegócio mundial.

Na reunião foi abordado o Soja Plus, um programa de melhoria contínua da soja brasileira, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Uma das metas do programa é se tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país e preparar o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente da FAMATO, Ricardo Arioli, os holandeses queriam mais informações sobre o projeto, pois o instituto IDH está presente nas discussões para transformar o Soja Plus no passaporte da soja brasileira para a Europa. "Eles têm a intenção de fazer algo a mais para ajudar nesse processo de sustentabilidade da cadeia produtiva. Inclusive sugeriram acrescentar outras cadeias, como a pecuária", informou Arioli.

A FAMATO possui um projeto, ainda em fase de elaboração, para adequar a pecuária às normas trabalhistas e leis ambientais, como no modelo Soja Plus, mas denominado Pecuária Plus.

Além da Famato, participaram da reunião representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e da empresa de consultoria Agroícone, que deverá representar o IDH em Mato Grosso caso seja firmada alguma parceria. A data da próxima reunião ainda será definida.

A FAMATO é a entidade que representa 88 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato.