Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

14/05/2015

Turquia é outro país exportador de frango com registro de Influenza Aviária


Um dos países mais promissores no comércio internacional de carne de frango e caracterizada na atualidade como o sexto maior exportador mundial do produto, a Turquia também está sendo afetada por surtos de Influenza Aviária.

De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), entre 2009 e 2014 as exportações mundiais de carne de frango aumentaram pouco mais de 24%, evoluindo a uma média de 3,5% ao ano.

Pois a evolução média experimentada pelas exportações turcas foi superior a 25% ao ano, acumulando em cinco anos incremento de 330%. O suficiente para colocar a Turquia no bloco dos seis maiores exportadores, do qual participam (pela ordem) Brasil, EUA, União Europeia (bloco de 28 países), Tailândia, China e, agora, a Turquia. Com um volume que, no ano passado, correspondeu a mais de 90% das exportações chinesas.

Mas, como acontece com os EUA, China e diversos países da União Europeia, também as exportações da Turquia estão em risco, pois casos de Influenza Aviária vêm sendo registrados na avicultura local.

Segundo comunicados transmitidos pelas autoridades sanitárias turcas à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o subtipo viral responsável pelos casos até agora registrados é o (velho conhecido, mas hoje quase esquecido) H5N1. Que foi detectado pela última vez em território turco em abril de 2008.

Com esses novos registros, apenas dois dos “top 6” exportadores permanecem livres da Influenza Aviária: Brasil e Tailândia.

 

Fonte: