Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

26/05/2015

MT: caravana aponta demandas

A crescente participação de público no Acrimat em Ação confirma a finalidade do programa, que é levar informação ao pecuarista e registrar demandas para a melhoria do setor. Na edição 2015, muitas queixas antigas seguem sendo cobradas pelo segmento. O evento itinerante acaba fazendo um diagnóstico da cadeia da carne, se transformando no caminho mais curto entre as necessidades apontas e a busca de soluções que competem, em grande parte, aos governo do Estado e federal.

Dentre as demandas registradas destacam-se, a necessidade de melhoramento das rodovias estaduais com pistas de rolamento em terra, recuperação das rodovias estatais pavimentadas, substituição de pontes de madeiras, operacionalização do crédito rural oficial, definição e operacionalização da política ambiental do Estado e questões tributárias.

Promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o programa já mobilizou mais de 17 mil pessoas ao longo dos cincos anos em que é realizado. O presidente da Acrimat, José João Bernardes, destaca que o Acrimat em Ação contribui para manter o pecuarista atualizado no que se refere a produção de carne. “A participação dos produtores mostra que o evento contribui para o setor, promovendo intensiva transferência de informações aos participantes”.

Para o coordenador do programa, Amado de Oliveira, as demandas registradas durante os encontros servem para traçar medidas que promovam o desenvolvimento sustentável da cadeia da carne, em Mato Grosso. Conforme ele, as reclamações registradas pelas equipes serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Os participantes conferiram um conteúdo diferenciado com a palestra "Manejo pré-abate: como evitar perdas econômicas mantendo o bem-estar animal”, conduzidas pelos professores Adriano Gomes Páscoa (Rota 01), Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa (Rota 02) e Roberto de Oliveira Roça (Rotas 03 e 04). “Mostramos os resultados do projeto “Na Medida” realizado pela Acrimat em parceria com a Unesp de Botucatu e a UFMT Campus de Sinop, que avaliou os impactos de manejo na propriedade, no transporte, dos currais aos frigoríficos e nos procedimentos de abate”, destacou o coordenador do Acrimat em Ação 2015.

ROTAS - O Acrimat em Ação 2015 foi dividido em quatro rotas, passando por 30 municípios e contemplando todas as regiões produtoras. A Rota 01 percorreu, entre 20 e 30 de março, os municípios de Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Vila Bela S. Trindade, Araputanga, Porto Esperidião, Cáceres, São José dos Quatro Marcos e Poconé.

A Rota 02 visitou do dia 09 a 20 de abril as cidades: Brasnorte, Tabaporã, Juara, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Castanheira e Juína. Na Rota 03, a programação segue entre os dias 28 de abril e 04 de maio nos municípios de Vila Rica, Cocalinho, Água Boa, Barra do Garças e Rondonópolis.

Na Rota 03, a programação seguiu entre os dias 28 de abril e 04 de maio nos municípios de Vila Rica, Cocalinho, Água Boa, Barra do Garças e Rondonópolis.

A Rota 04 visitou os seguintes municípios entre os dias 12 e 21 de maio: Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Apiacás, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Marcelândia, Sinop e São José do Rio Claro.