12/09/2013

Capacidade frigorífica se mantém em 46% em Mato Grosso

​A utilização da capacidade frigorífica instalada em Mato Grosso se mantém em 46,2%. No último boletim da bovinocultura, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou com base em números de agosto, que o Noroeste lidera com 56,3%, seguido do Médio-Norte, 55,7% e do Oeste, 52,1%. O Centro-Sul e o Sudeste atingem 48,7%, o Norte 45,6% e o Nordeste, 33,2%.

Segundo o Imea, os abates de bovinos atingiram 549,5 mil cabeças em agosto, representando crescimento de 2,4% ante julho. Notou-se que a tendência de menor abate de fêmeas persiste, resultando em uma participação de 41,8% delas e 58,2% de machos. Outro ponto de destaque é que, até o momento, o Estado já abateu 73,3% do volume que foi abatido ano passado (5,50 milhões de cabeças).

Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, na análise do mercado interno, o Imea ponta que os “resultados da oferta de gado para indústria no início do segundo semestre do Indea [Instituto de Defesa Agropecuária] convergem com os relatos dos atores de mercado mato-grossense, isso porque, naquele mês, a dificuldade de compra não era grande. Tal motivo fez a escala de abate média no Estado permanecer estável em 7,0 dias e os preços "andarem" de lado, ao redor de R$ 88,20/@, à vista”.

Autor:
Weverton Correa