Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

29/05/2015

RS e SC são certificados pela OIE como áreas livres de Peste Suína


Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina receberam nesta quinta-feira (28.05) o certificado de área livre de Peste Suína Clássica (PSC), da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França. Esta é a primeira vez que a organização reconheceu zonas e países livres da doença. Até então, a certificação era feita pelos próprios países, com normas estabelecidas internamente.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina respondem por 70% das exportações brasileiras de carne suína. No estado gaúcho, a cadeia movimentou mais de R$ 13 bilhões em 2014. Em Paris, o governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), comemorou o certificado que reconhece o RS como área livre de Peste Suína Clássica. “É uma conquista histórica, fruto do trabalho coletivo e integrado”, publicou em sua conta no Twitter.

Hoje, Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína. São 10 mil propriedades rurais, que geraram cerca de 65 mil empregos diretos e 140 mil indiretos no estado. A produção anual de carne suína gira em torno de 850 mil toneladas.

O status obtido pelos estados do Sul representa uma garantia adicional de sanidade que deve induzir países importadores a preferirem os estados brasileiros que já obtiveram o reconhecimento internacional.

 

Fonte: