Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

03/06/2015

Frente Parlamentar pela valorização do setor de bovinocultura leiteira é lançada no Dia Mundial do Leite, em Brasília


Na data em que se comemora o Dia Mundial do Leite – 1º de junho – parlamentares, produtores e representantes do setor lácteo celebraram mais uma conquista: o lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor de Bovinocultura do Leite na Câmara dos Deputados.

Criada com o objetivo de discutir, elaborar e propor a tramitação de propostas que incentivem a indústria láctea e a democratização do acesso regular e permanente de todos os brasileiros ao consumo de leite de qualidade, a Frente foi lançada durante o “Brasília FestLeite”, no Museu da República, em Brasília.

Para Carlos Magno, assessor técnico da Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a criação da Frente veio em momento oportuno, uma vez que o setor tem sofrido achatamento nas margens tanto na produção primária quanto industrial. “Os estudos deste grupo de trabalho vão apontar os gargalos e indicar os melhores caminhos para melhorar a produtividade e a competitividade, auxiliar a área técnica e aumentar o consumo do produto”, justificou.

O presidente da Frente, deputado Celso Maldaner (PMDB/SC), acrescentou que uma das grandes preocupações do setor se refere à busca de diretrizes para equilibrar o mercado interno, considerando que o consumo de leite no País não acompanhou o aumento da produção, que na última década foi de 4,5% ao ano.  “O setor trabalha para estimular esse consumo e aumentar as exportações e rever o atual desequilíbrio no mercado. O preço pago ao produtor caiu 15%, do ano passado para cá. Precisamos reverter esse quadro. A maneira mais eficaz de beneficiar o produtor é melhorar a competitividade da indústria”, disse.

Outra ação que a Frente Parlamentar quer implementar é trabalhar no esclarecimento à  sociedade sobre os benefícios nutricionais do leite, bem como a qualidade, enfatizando os rigorosos controles sanitários pelos quais passa o produto em todas as suas etapas de produção.

Brasília FestLeite – Ocorrido no domingo (31/05) e na segunda-feira, (1º/06), com a finalidade de fortalecer a imagem do produto, aproximar e ampliar a importância do leite, o Brasília FestLeite teve  dois momentos distintos: o primeiro foi a Maratona do Leite, no dia 31 de maio, no Eixo da Asa Norte. Como todos os domingos, a área é fechada ao tráfego de carros  e fica voltada apenas para o lazer. Os organizadores do evento aproveitaram a grande afluência do público para levar informações obre o setor pecuário  e produtos lácteos relacionados à saúde e ao esporte.

O segundo momento foi marcado pela comemoração do Dia Internacional do Leite,  na segunda-feira, no Museu da República, quando os representantes de laticínios debateram os principais pontos do atual estágio da pecuária leiteira. Representantes dos órgãos  públicos e privados puderam, então, buscar pontos de convergência para a solução dos atuais problemas. O Dia Internacional do Leite foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 2001, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do leite em uma alimentação equilibrada, e, promover o seu consumo.
Fonte: