Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/06/2015

Ministra da Agricultura participa de lançamento da Frente Parlamentar do Matopiba


A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou da audiência pública de lançamento da Frente Parlamentar do Matopiba, presidida pelo deputado Irajá Abreu (PSD-TO). “A infraestrutura para o desenvolvimento deste polo agrícola será garantida pelo governo federal”, afirmou ela, durante o evento. A Frente Parlamentar deverá desenvolver e operacionalizar um sistema de planejamento territorial estratégico para a região, contribuindo com o Plano de Desenvolvimento Sustentável, proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A região do Matopiba compreende 73 milhões de hectares, distribuídos em 31 microrregiões e 337 municípios. É considerada atualmente a nova fronteira agrícola formada por áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. O novo programa tem por objetivo aumentar a produtividade dos pequenos agricultores. Dados do Ministério da Agricultura mostram que, diferentemente das cidades, que contam com 50% da população na classe média, o campo tem apenas 16% de produtores nesta faixa de renda.

Por isso, Kátia Abreu enfatizou aos parlamentares que uma das prioridades do Mapa é justamente aumentar a renda nas pequenas prioridades, promovendo o crescimento da classe média rural. “Cada estado será subdividido em uma microrregião para facilitar o atendimento proporcional dos produtores participantes do programa de ascensão da classe média rural.”

Além de Kátia Abreu, o ministro interino da Pesca e Aquicultura, Luiz Otávio, também participou da audiência, na terça-feira (2), na Câmara dos Deputados, em Brasília, representando o titular da pasta, Helder Barbalho, que está em missão oficial no exterior.

O presidente da Frente Parlamentar do Matopiba, que também é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Irajá Abreu, destacou o apoio da ministra ao projeto. "Ficamos muito honrados com a criação da Frente Parlamentar do Matopiba, que foi apoiada por mais de 218 parlamentares no Congresso. É uma frente que começa forte, em um projeto muito audacioso do governo federal, tendo a ministra Kátia Abreu como a grande condutora", ressaltou.

O deputado Marcos Montes (PSD-MG) elogiou a iniciativa: “A ministra tem deixado claro que a agropecuária é o maior negócio do nosso país. Estou feliz que o governo tenha uma pessoa que entenda do setor como a senhora e com isso esteja investindo na região do Matopiba e contribuindo para que os produtores possam obter uma renda melhor. A agropecuária pode e vai ajudar o Brasil a crescer novamente.”
Fonte: