Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

13/09/2013

Terminal de grãos de ferrovia deve ser inaugurado dia 20 em Rondonópolis (MT)

A América Latina Logística (ALL) divulgou que a data de inauguração do Terminal Intermodal de Rondonópolis será no próximo dia 20. A secretaria de Imprensa da Presidência da República ainda não confirmou oficialmente a agenda da presidenta Dilma. O governador Silval Barbosa espera fazer o anúncio ainda esta semana, após seu retorno de Brasília, onde cumpre agenda de trabalho.
 
O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, diz que a ALL já está ultimando os preparativos finais para a inauguração do terminal ferroviário. Ele lembra que a liberação da Licença de Operação, expedida pelo IBAMA, era o último documento relativo às questões ambientais que faltavam. A ALL já está operando em caráter experimental e após a inauguração vai atender com sua carga máxima. "A entrada em operação vai representar um salto de desenvolvimento para toda a região e em especial para sul de Mato Grosso", declara.
 
A capacidade dos terminais de Itiquira, Alto Araguaia e Alto Taquari, somam 12 milhões de toneladas/ano e essa capacidade vai agregar mais 5 milhões, chegando aos 17 milhões. Segundo Vuolo, a entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis vai reduzir muito o engarrafamento das rodovias durante o escoamento da produção, minimizando os problemas durante a safra. O secretário Vuolo destaca ainda que o complexo em torno do Terminal de Rondonópolis recebe investimentos R$ 600 milhões da iniciativa privada que estão se instalando no município.
 
Com a inauguração e entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis, o foco volta-se agora para complementação da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá. "Nossa próxima etapa é avançar até a Capital". Segundo Francisco Vuolo, agora serão apenas 200 km de trilhos para concretização de um sonho. A luta continua.
 
 
Fonte: