Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

08/06/2015

Torneio leiteiro começou neste domingo antecedendo abertura da 31ª Exponop

Começou neste domingo (7), em Sinop, o 1º Torneio de Gir Leiteiro, realizado dentro da programação que antecede a abertura oficial da 31ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop (Exponop). Realizado pela primeira vez, o torneio ocorrerá até quarta-feira (10), no parque de exposições da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte).

O 1º Torneio de Gir Leiteiro avalia a capacidade produtiva e evolução da raça em Mato Grosso. Durante os quatro dias do evento, a produção de leite dos animais será avaliada pelo zootecnista e juiz da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro, Fausto Cerqueira Gomes.

A estimativa é de que o torneio gere uma produção diária de cerca de 300 litros de leite. O material será resfriado e doado a instituições da região. Os bovinos do torneio começaram a chegar ao parque de exposições na última quarta-feira (3). Os animais foram pesados e medidos para a competição.

O Gir Leiteiro é uma raça indiana, destaque nacional por sua evolução genética e capacidade leiteira. De acordo com o membro de Comissão de Identificação, Pesagem e Julgamento de Animais, Bruno Mazzaro, esses bovinos são submetidos a dietas nutricionais e manejos de produção diferenciados para que alcancem o máximo de desempenho genético possível.

“Nessas provas podemos avaliar como está a evolução do Gir com relação ao seu aprimoramento genético, repercutindo inclusive no fator comercial por se tratar de uma raça com melhor produção a baixos índices de investimento”, acrescenta Mazzaro, por meio da assessoria de comunicação da Acrinorte.

O torneio é realizado através de uma parceria entre a Acrinorte e a Associação dos Criadores de Gir Leiteiro do Estado de Mato Grosso (Acgil/MT). A 31ª Exponop será realizada de 10 a 14 de junho, no Parque de Exposições, em Sinop.