Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

08/06/2015

Economista do USDA abordará agronegócio mundial durante Congresso Brasileiro de Soja


De acordo com o economista-chefe do Departamento de Agricultura do USDA, Robert Johansson, que ministra palestra no dia 23 de junho, durante o VII CBSoja e o Mercosoja 2015, em Florianópolis (SC), o agronegócio passará por transformações profundas nesse século.

Segundo ele, até 2050, o mundo precisará incrementar em aproximadamente 80% a produção mundial de alimentos. E o Brasil é visto como o País que deve apropriar-se de aproximadamente 30% da produção adicional. Johansson vai debater os rumos do agronegócio mundial e as tendências de mercado, tais como a exigência de maiores níveis de qualidade na produção e aspectos relacionados à sustentabilidade. Além disso, destacará que o foco da produção estará em conceitos como rastreabilidade e certificação, mudanças nos hábitos alimentares, produção de biomassa e contribuição para a geração de energia sustentável.

A produção mundial de soja na safra 2013/2014 foi de cerca de 284 milhões de toneladas e a área cultivada ocupou aproximadamente 113 milhões de hectares. A produção de soja nos países do Mercosul foi de 153 milhões de toneladas, 54% da produção mundial, o que evidencia a importância deste evento para o setor. “Considero estratégico que os diferentes agentes da cadeia produtiva da soja possam reunir-se em um evento, no qual as discussões técnicas misturam-se a momentos de troca de experiências e de oportunidades de parcerias e de negócios”, ressalta o pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, presidente do Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja. “Pretendemos reunir aproximadamente 2 mil pessoas para identificar gargalos, ampliar as perspectivas e propor soluções aos problemas futuros”, diz.

Com o tema Tecnologia e Mercado Global: perspectivas para soja, o VII Congresso Brasileiro de Soja e o VI Mercosoja 2015 serão realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de 22 a 25 de junho de 2015, em Florianópolis, Santa Catarina.

 

Fonte: