Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

12/06/2015

Parceria entre SENAR e Sebrae capacitará 59 mil produtores rurais em todo o País


Com três convênios e cinco anos levando conhecimento sobre gestão da propriedade aos pequenos produtores rurais do Brasil, o programa Negócio Certo Rural (NCR) volta este ano com novidades para o quadriênio 2015/2018. O programa é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na próxima semana, nos dias 15 e 16 de junho, as entidades realizam o Encontro de Gestores do NCR, com a presença de profissionais das Administrações Regionais do SENAR e de representantes do Sebrae nos estados.

O programa tem 46 horas, deste total duas horas são dedicadas a consultoria na sala de aula e quatro horas de consultoria, individual, na propriedade. O NCR também é oferecido na modalidade a distância, no portal EaD SENAR. No novo convênio que vai vigorar de 2015 a 2018, a previsão é que sejam realizadas 2.955 turmas com 59 mil participantes e 44.325 propriedades atendidas por meio de consultoria.

Segundo a assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Thais Carrazza, as novidades dizem respeito, principalmente, a atualização do material didático-pedagógico do programa. “Fizemos atualização dos dados estatísticos do setor rural, incluímos assuntos de Boas Práticas Agropecuárias e retiramos outros que considerávamos redundantes. No encontro com os gestores, vamos apresentar essas mudanças, fazer um comparativo com o material anterior e capacitá-los com foco no novo conteúdo”, explica.

No encontro, os participantes também vão debater o novo convênio, a parceria nos estados, com foco nos processos de sensibilização, mobilização e supervisão, além de questões operacionais do programa, revela Thais. “Vamos falar dos números do convênio anterior e o que podemos fazer para melhorar o programa nos próximos quatro anos. Teremos, ainda, um momento para a troca de experiências entre as regionais, para identificar o que está dando certo e o que não está nos estados”, conta. “Ouviremos o gestor do Sebrae de Mato Grosso sobre os casos de sucesso do programa no estado e conheceremos também um projeto inovador que o SENAR Pernambuco está desenvolvendo pós Negócio Certo Rural.”

Fonte: