Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

16/06/2015

Curso de Informática Básica do SENAR leva inclusão digital para o meio rural de MS


Computador e internet são ferramentas que garantem melhor resultado na gestão de negócios. No meio rural, 35% das pessoas já utilizaram computador e 30% já tiveram acesso à internet. Os dados são referentes à última pesquisa realizada pelo CETIC – Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Para instruir as famílias do campo sobre os conceitos básicos de informática, o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, por meio do Programa de Inclusão Digital Rural,  oferece regularmente o curso de Informática Básica. A capacitação acontece dos dias 16 a 19 de junho, nos municípios de Angelica e Amambai.

Segundo a instrutora do SENAR/MS, Claudia Milanezi Vasconcelos, responsável pela capacitação no município de Angelica, o interesse pelo conhecimento desses recursos é cada vez maior. “A procura pelo curso de Informática Básica teve um aumento de 80% em relação ao último ano. Os jovens divulgam nas escolas e para os familiares, portanto recebemos pessoas de várias faixas-etárias”, afirma Claudia.

O curso permite ao produtor, trabalhador rural e suas famílias ter conhecimento necessário para utilizar o computador como ferramenta de trabalho, na elaboração de tabelas para controle de gastos, por exemplo. Além disso, ter acesso à internet para obter informações em tempo real sobre cotações e preços, que facilitam a administração da propriedade rural.

Para a dona de casa Cecilia Terenciani, 59, a participação no curso mudou sua rotina para melhor. “Depois que aprendi informática básica, consigo utilizar a internet para buscar informações que tenho interesse. Gosto de cozinhar e agora encontro receitas com muita facilidade, também assisto a vídeos que ensinam fazer crochê e outros de dicas de beleza”, ressalta Cecilia.

O instrutor do SENAR/MS, Nery Junio Batista Areco, responsável por ministrar o curso no município de Amambai, afirma que a utilização do computador e internet no meio rural é uma prática que vem se consolidando. “O acesso a essas ferramentas é uma realidade, permite melhor desempenho e eficiência na rotina produtiva, além de maior controle da propriedade”, destaca Areco.

O proprietário da fazenda São José do Cangalha, no município de Água Clara, Tomé Arantez, faz uso desses recursos há três anos. “Foi uma grande evolução depois que começamos a utilizar o computador e ter acesso à internet para o controle dos negócios. Hoje, aqui todos nós trabalhamos com computadores”, ressalta Arantez.

A gerente da fazenda, Luzia do Carmo da Silva, afirma que o conhecimento obtido sobre a internet no curso de Informática Básica permitiu maior divulgação dos serviços do local. “A fazenda também funciona como hotel e pesque pague. Tivemos aumento de 50% de hóspedes que só nos conheceram por meio da internet”.

O SENAR/MS, por meio do curso de Informática Básica do Programa de Inclusão Digital Rural, vai capacitar até o final de junho deste ano mais de 300 produtores e trabalhadores rurais. O curso tem carga horária de 32 horas e aborda conceitos de informática, sistema operacional Windows, com instrução de acesso às ferramentas do Microsoft Office e acesso aos principais sites rurais da internet.

Neste mesmo mês, o SENAR/MS também oferece 207 cursos e capacita mais de 3 mil produtores e trabalhadores rurais em Mato Grosso do Sul. Para mais informações, acesse o site www.senarms.com.br, ligue no (67) 3320-9700 ou entre em contato com o Sindicato Rural do município onde o curso será realizado.
Fonte: