Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

29/06/2015

RS passa a contar com aparelho que permite testar qualidade do leite ao chegar na indústria

A partir desta semana, 19 regiões do Estado contarão com uma importante ferramenta que permitirá mais agilidade e segurança na fiscalização do leite que sai das propriedades rurais com destino às empresas. O Lactoscan, aparelho que faz uma análise instantânea do produto, foi cedido pelo Ministério Público para que o Estado consiga intensificar a fiscalização no setor.

Desde segunda-feira, 38 fiscais agropecuários gaúchos passam por qualificação no Laboratório Nacional Agropecuário – Lanagro – para saber como funciona o Lactoscan. O aparelho em questão testa a qualidade do leite, identificando na hora se há no produto importantes componentes que garantam sua qualidade, como quantidade de água, gordura, lactose e proteína. Com a leitura, o profissional treinado já saberá na hora se há risco daquele leite ter sido fraudado.

Na última quarta feira, o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, esteve no Lanagro para conhecer tanto o aparelho quanto os fiscais que irão desenvolver esse trabalho. “Para avançarmos cada vez mais no aumento da cadeia do leite, aumentando produtividade e prezando pela qualidade, precisamos investir cada vez mais para combater os problemas que afetam a produção”, ressaltou.

Os aparelhos já estão nas regionais e serão instalados nas plataformas onde o leite é repassado para o caminhão que fará o transporte até a indústria. “Hoje a própria empresa já faz a coleta de uma mostra na plataforma para ver, agora, com o Lactoscan, também faremos teste”, explica a fiscal agropecuária Ana Cláudia Silveira Netto.