Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

10/07/2015

Instituto de MT diz que milho tem valorização em plena colheita

O preço do milho mato-grossense apresentou tendência inversa durante a segunda quinzena de junho, demonstrando valorizações nas cotações em plena colheita. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que aponta essa alta nos preços internos alimentada fundamentalmente pela valorização em Chicago, “puxado sobretudo pelas especulações quanto ao clima e também pelos relatórios do USDA, entre eles os referentes a área e estoques trimestrais dos EUA”.

Segundo o Imea, contrato julho/15 na CBOT foi cotado no dia 2, a US$ 4,20/bu, maior valor desde 5 de janeiro. “Tal valorização gerou oportunidades aos agricultores do Estado, já que os preços internos acompanharam a alta no mercado externo. As possibilidades de realizar negócios a preços mais remuneradores estão estendendo-se por um período mais longo durante o ano de 2015, com preços acima de R$ 15,00/sc em julho, algo que não é comum para tal mês, e que não se repete desde 2012”.

No último boletim, consta que mesmo com as últimas altas no mercado da commodity, o dólar apresentou pouca variação, 1,43% na comparação semanal, com média de R$ 3,15/US$.

A elevação do preço médio no Estado, conforme a entidade, “em decorrência das oscilações no mercado, pressionou para baixo a relação entre frete e preço disponível, que fechou a semana com queda de 2,31 p.p”.