Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

15/07/2015

Caderno ajuda a melhorar a gestão da produção leiteira na propriedade rural


Para se ter um bom rendimento na produção de leite o produtor rural deve monitorar constantemente a produção e rendimento do rebanho. Com o objetivo de facilitar este trabalho, a equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR) desenvolveu um caderno que ajudará o produtor a monitorar todas as atividades relacionadas à produção de leite na propriedade. Isso inclui controle reprodutivo, movimento do rebanho e outros. Além de ser auto explicativo, este caderno tem informações importantes para o produtor conhecer melhor seu rebanho e ter mais produtividade.

Este caderno será uma das ferramentas utilizadas pelos produtores que participam do SENAR Tec Leite, programa que está sendo implantado em Pontes e Lacerda, a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá. No próximo dia 05.08 um evento realizado no município marcará o início das atividades nas propriedades.

A partir de agosto, os técnicos credenciados junto ao SENAR-MT iniciam as visitas. Uma vez por mês, os técnicos irão recolher as informações contidas no caderno e lançá-las em um software para gestão da propriedade rural e controle de indicadores de produção. "Estas informações serão usadas para melhorar a produção de cada propriedade e com isso criar uma base de dados mais completa e todas estas informações serão encaminhadas para o SENAR Nacional", explica o presidente do Sistema FAMATO/SENAR, Rui Prado.

Programa 

O objetivo do SENAR Tec Leite é melhorar não só a qualidade, mas também a produção. Esse novo projeto vai dar assistência técnica aos produtores, transportadores e à agroindústria. Neste primeiro momento serão atendidas 120 propriedades em Pontes e Lacerda, que é responsável por 43% do leite produzido no Estado.

O superintendente do SENAR-MT, Tiago Mattosinho, explica que mais que melhorar a qualidade e a produção, o objetivo do SENAR-MT é contribuir para a fixação do homem no campo e melhorar sua renda e qualidade de vida.

 

Fonte: