Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

21/07/2015

Peso de gado mato-grossense no abate superou a média nacional

O peso de abate de bovinos criados em Mato Grosso ficou acima da média nacional. Ao dividir a quantidade de carne produzida no Estado pelo número de cabeças abatidas, observa-se um aumento de 8,6% no peso da carcaça por animal nos últimos 10 anos, de acordo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para o gerente de projetos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Fábio da Silva, isso é resultado do aumento da eficiência e produtividade da pecuária mato-grossense. “Os números são positivos e ainda há um enorme potencial. Entretanto, deve-se lembrar que sem o investimento do pecuarista nada disso teria acontecido e agora nós precisamos que as condições favoráveis à produção de carne continuem”.

Em números, a média de peso por cabeça em 2014 foi de 16,5 arroba/cabeça no Estado, sendo que a média nacional foi de 15,87 arroba/cabeça. Além disso, o abate de animais com idade até 36 meses também está maior, alcançando 59,4% em relação a todos os animais abatidos no Estado. Conforme o Imea, há dez anos os abates de animais com idade até 36 meses totalizavam de 48,7%.

Ainda como reforça Silva, o crescimento no abate dessa categoria, junto a um animal mais pesado, demonstra em geral um aumento na eficiência e na produtividade do setor no Estado. “Isso resulta em uma maior rentabilidade à atividade, uma vez que o produtor que uma maior taxa de desfrute do seu rebanho”.