Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

03/08/2015

SENAR de Mato Grosso inicia turma do curso de Sucessão Familiar


Sucessão familiar é um assunto que preocupa os produtores rurais do mundo inteiro. O produtor de  Juara,  Etson Rosolin, que já participou de várias missões técnicas do Sistema FAMATO/SENAR, conta que observou problemas de sucessão familiar na Austrália, Nova Zelândia e nos Estados Unidos. Para  Rosolin, a sucessão foi natural. "Cada um dos meus filhos cuida de uma propriedade e sabem fazer tudo", conta com orgulho.

Em Mato Grosso, com o objetivo de preparar sucessores, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) tem como meta formar 90 pessoas em 2015, no curso de Sucessão Familiar. "Nesta sexta-feira (31.07), começou uma turma  em Campo Novo dos Parecis, no próximo dia 14 de agosto será em Lucas do Rio Verde e em Jaciara, o início do curso será no dia primeiro de setembro", ressalta o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

O Gestor do Programa, Eduardo Silveira Santos, acrescenta que o principal objetivo é conscientizar os participantes da importância do processo sucessório nas empresas familiares do agronegócio. O conteúdo do curso inclui assuntos como o patrimônio e a gestão, preservação dos relacionamentos, respeito e construção das histórias das empresas familiares e análises financeiras e contábeis como instrumentos para tomada de decisões. "Os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer ferramentas estratégicas de gestão para as empresas familiares e, vários outros assuntos".

Os filhos de Rosolin ainda não fizeram o curso de Sucessão Familiar do SENAR/MT, eles optaram naturalmente pela lida na fazenda. "Os meninos sempre gostaram de ir comigo para o campo. Eder, o mais velho foi o primeiro a querer morar na fazenda.  Não demorou muito e o Edinei também foi viver no campo”, conta o pai com orgulho, destacando que atualmente ele pode viajar despreocupado. "Os meninos já assumiram os negócios”.  Na família Rosolin só a Milene que é a filha do meio escolheu uma profissão que não está relacionada como o agronegócio.

Já o produtor de Parantinga Eliezer Campos Melo conta que ainda é ele que conduz os negócios da família e, que se emocionou de ver o exemplo de sucessão familiar no Tambo Chiavassa, na Argentina, durante a missão técnica realizado pelo Sistema Famato/Senar. "O exemplo mudou meu jeito de pensar. Descobri que preciso utilizar mais  a capacidade do meu filho e meu genro".

Do outro lado Raphael Nogueira, de Brasnorte é um dos filhos de uma família de três irmãos que já assumiu os negócios da família.  Ele conta que desde muito cedo já gostava da lida na fazenda. Os irmãos de Raphael  foram buscando profissões relacionadas com outros setores. "Agora, o mais velho nos ajuda um pouco. Ele nos dá consultoria, no auxilia muito com orientações".

Os  interessados em fazer o Curso do SENAR/MT, Sucessão Familiar devem procurar o Sindicato Rural de seu município para verificar se há turmas previstas.
Fonte: