Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

04/08/2015

Aprosoja de MT faz segunda missão ao Arco Norte nesta semana


A Comissão de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e o Movimento Pró-Logística começaram nesta segunda-feira a segunda parte da Missão Arco Norte, que percorrerá portos da Região Norte do Brasil. No mês de abril deste ano, a equipe esteve em portos do Pará, na região metropolitana de Belém, e no Maranhão, em São Luiz do Maranhão. Agora, a visita será pelos portos dos estados de Macapá, Amazonas e Rondônia.

O trajeto começa em Macapá, onde será visitado o Porto de Santana. No local, existe um projeto já em construção e um segundo que está em fase de planejamento. “Hoje a capacidade do local é zero e acredito que até o fim de 2016 deve começar a operar o terminal, que é da Cianporte. Além deste terminal em Macapá, a companhia está fazendo uma ETC – Estação de Transbordo de Carga em Miritituba, no Pará”, explica o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.

Depois do Amapá, será a vez da região metropolitana de Manaus, em Itacoatiara. No local, a equipe conhecerá as instalações da Amaggi e as duas formas de embarque que eles possuem: uma por meio do armazém e outro por meio do embarque direto via barcaça. No caso da capital do Amazonas, serão conhecidos estaleiros, com foco na empresa Bertolini, segunda maior empresa de navegação do estado.

A missão será encerrada em Porto Velho, onde serão visitadas as instalações das operadoras da região. “Assim, nós fechamos a missão. Naquela viagem fizemos Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, onde existem duas empresas em operação e uma em construção. Depois, fomos em Marabá para visitar a área para futura instalação da ETC de Marabá, em seguida fomos a São Luiz, onde vimos dois terminais: a VLI e o Terminal de Grãos (TEGRAM). Então isso mostra que em todo o Arco Norte, a nível de iniciativa privada, tudo está a pleno vapor. O que temos sentido é que as obras do governo não têm acompanhado isso. E essa é uma preocupação que teremos e que queremos mostrar por meio dessa viagem”, diz Ferreira.

Equipe – Além de Edeon Vaz Ferreira, participam da missão o vice-presidente da Aprosoja na Região Norte, Antônio Galvan, o coordenador de Logística da Aprosoja, José Rezende, gerente de Relações Institucionais, Frederico Azevedo, o delegado coordenador de Sinop, Leonildo Bares, e o analista de projetos de Logística, Bryan Alves.

Fonte: