Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

05/08/2015

Kátia Abreu: fiscalização em portos e aeroportos deverá ser reforçada


O governo federal concluiu levantamento sobre as demandas de reforço para a fiscalização em portos e aeroportos brasileiros e prepara a realização de concurso público, disse nesta terça-feira (4) a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ao participar do evento “SC Acelerando a Economia – Edição Portos”, em Florianópolis.

“Estamos exportando mais, movimentando mais os portos e a nossa fiscalização precisa acompanhar esse crescimento para garantir a agilidade necessária”, destacou a ministra durante o evento, promovido pelo governo do estado de Santa Catarina. Além da ministra, o ministro da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, também esteve no “SC Acelerando a Economia – Edição Portos”, a convite do governador Raimundo Colombo.

Para Santa Catarina, está identificada a necessidade de 16 novos fiscais federais – sete para substituir profissionais que estão se aposentando e os outros nove para incrementar a atual estrutura.

Ainda durante o evento, Kátia Abreu disse que o Ministério da Agricultura está trabalhando em um programa que prevê a implantação de um sistema de lacre eletrônico para reduzir o tempo de liberação dos contêineres de frigoríficos e, em breve, de soja.

A iniciativa, batizada Canal Azul, é resultado de uma parceria entre Ministério da Agricultura, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Universidade de São Paulo (USP). A previsão é que o sistema seja implantado em todos os portos brasileiros até o fim deste ano.

Kátia Abreu também destacou o trabalho que Santa Catarina vem realizando na área de defesa agropecuária, o que possibilitou ao estado ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da peste suína clássica e certificada como área livre de febre aftosa.
Fonte: