Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

06/08/2015

Estudos da ferrovia Sinop-Pará ficam prontos até segunda


Os estudos da ferrovia ligando Sinop ao Mirirituba (PA) devem ser entregues para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até a próxima segunda-feira. É o fim do prazo apontado pelo governo federal, que já havia sido prorrogado anteriormente, para dar mais tempo às empresas para fazerem os últimos ajustes. Isso porque há intenção também de incluir uma ligação entre Lucas e Sinop, totalizando 1.140 quilômetros com estimativa de R$ 10 bilhões em investimentos, e o leilão pode ocorrer ainda este ano.

O governo ainda não divulgou detalhes do projeto, mas a intenção é melhorar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso pela hidrovia do Tapajós. A produção estimada para este ano pela Companhia Nacional de Abastecimento passa de 49 milhões de toneladas de grãos. Por isso, entidades do agronegócio, como a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), têm defendido a construção de ferrovia para escoar parte da produção de soja, milho, algodão, carne e madeira do Médio Norte. A especulação é que o potencial de escoamento atingiria 30 milhões de toneladas até 2020.

A agilização é orientação do Ministério dos Transportes. Membros da Comissão de Seleção dos Estudos para Concessão de Ferrovias têm se reunido constantemente. No lançamento do edital para seleção da empresa que faria o levantamento necessário, houve 16 propostas.
Fonte: