Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

19/08/2015

SENAR e Universidade da Califórnia avaliam possibilidades de parceria


Entidades com vasta tradição em educação rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Universidade da Califórnia começaram a avaliar possibilidades de parcerias na parte de formação e pesquisa durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (17/8), na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

O encontro contou com a presença da vice-presidente de Recursos Naturais e Agricultura da Universidade da Califórnia, Glenda Humiston, e do adido agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), Nicolas Rubio. O SENAR foi representado pela chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Andréa Barbosa; pela coordenadora de Formação Inicial e Continuada (FIC), Fabiana Márcia de Rezende Yehia; pelo coordenador nacional de Assistência Técnica e Gerencial, Matheus Ferreira Pinto da Silva; pelo chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC), Luís Tadeu Prudente Santos; e pelo diretor da Faculdade de Tecnologia CNA, Abdon Miranda.

Glenda e Rubio receberam informações sobre os principais programas desenvolvidos pelo SENAR no Brasil – como o Com Licença Vou à Luta, CNA Jovem e Negócio Certo Rural, entre outros - e apresentaram algumas iniciativas semelhantes realizadas nos Estados Unidos. A ideia é que ambas instituições possam trocar informações e firmar parcerias naqueles projetos que tiverem semelhança.

“É uma conversa inicial. Vamos avaliar melhor os projetos que têm afinidade e verificar onde poderemos colaborar uns com os outros. A intenção é firmar um acordo de cooperação nas áreas de pesquisa, educação e intercâmbio profissional”, destaca Andréa Barbosa.

A vice-presidente de Recursos Naturais e Agricultura da Universidade da Califórnia demonstrou interesse em conhecer com mais profundidade alguns programas do SENAR, como o CNA Jovem, e analisar possibilidades de intercâmbio com a Faculdade de Tecnologia CNA. De maneira geral, a intenção é buscar cooperações em temas como sustentabilidade, biocombustíveis e segurança alimentar.

“Enfrentamos problemas de sucessão familiar nos Estados Unidos. A média de idade dos produtores rurais norte-americanos é de 64 anos e muitos jovens não estão mais ficando no campo. Temos programas parecidos com o CNA Jovem e podemos trocar conhecimentos”, declara.

A representante da Universidade se comprometeu em aproximar os coordenadores de programas semelhantes da Universidade da Califórnia e do SENAR e convidou os brasileiros para visitarem a instituição nos Estados Unidos. Glenda, que também é Ph.D. da Universidade da Califórnia em Ciência Ambiental, Política e Gestão, foi uma das palestrantes do seminário “Uso sustentável da água na agricultura – Desafios e soluções”, realizado nesta terça-feira (18/8), pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Fonte: