Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

26/08/2015

Estoques públicos são fiscalizados em seis estados mais o Distrito Federal

Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, terão seus armazéns inspecionados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta ação faz parte da sétima etapa de fiscalização de estoques públicos iniciada nesta semana. Ao todo, 16 fiscais irão fazer as inspeções até o dia 04 de setembro.

A expectativa da Companhia é fiscalizar 235,34 mil toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 94 armazéns próprios e credenciados do país. Os produtos foram adquiridos por meio de Aquisição do Governo Federal - AGF e Contrato de Opção, entre outras modalidades. Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados.

Nas seis primeiras etapas deste ano, foram fiscalizadas seis milhões de toneladas em 698 armazéns. Segundo balanço da Companhia, 161 funcionários da empresa verificaram a quantidade e a qualidade dos produtos em 698 armazéns localizados em todo o país.

Quando algum desvio é identificado, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve, ainda, restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Até o final deste ano outras duas etapas de fiscalização estão programadas, além das operações especiais conforme demandas dos programas operados pela Companhia.