Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

09/09/2015

Venda antecipada da safra de soja já chega a 27,3% em MS


O plantio da próxima safra de soja só se inicia em duas semanas, mas os negócios estão adiantados. Os sojicultores sul-mato-grossenses já venderam, antecipadamente, 27,3% da oleaginosa, que só será colhida a partir de fevereiro de 2016. A média histórica de vendas antecipadas para esta época é de 10%. Também a comercialização do milho segue em ritmo acelerado. Do milho safrinha, que será plantado a partir de março do próximo ano, já estão comprometidos 12%, fato inédito para o Estado. Os números, informados pela corretora Granos Commodities Agrícolas, são impulsionados, entre outros fatores, pela disparada cambial.

“Está muito adiantada”, observou o consultor da Granos, Carlos Ronaldo Dávalos, em referência à comercialização dos grãos. “Isso se relaciona, sem dúvida, com o cenário cambial”, acrescenta. O dólar, que atinge patamares recordes, passando da casa dos R$ 3,70, torna as vendas interessantes, mesmo com o valor da commodity em queda.

Ainda conforme números da Granos, as vendas no mercado spot (grãos disponíveis) correspondem a 82,75% da soja produzida em Mato Grosso do Sul. Isso representa 5,85 milhões de toneladas de uma safra que somou 7,08 milhões de toneladas. Mesmo sem vender a totalidade da safra atual, os sojicultores já negociam, em percentual relativamente elevado, a soja que começará a ser plantada em 15 dias e que será colhida a partir de fevereiro de 2016. Os 27,30% são quase o triplo da média histórica para o período. “Nesta época do ano, a comercialização antecipada varia de 8% a 12%”, informou Dávalos.

 

Fonte: