Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

09/09/2015

Imea revê produção do milho para 21 milhões de toneladas em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a nova estimativa de safra para a temporada 2014/15 do milho. A produção chega 21,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 1,2% em relação ao último relatório. “E a variável que justificou tal acréscimo na produção é a produtividade, que com a colheita finalizada se estabeleceu em 106,9 sc/ha, cabe ressaltar que esse será o maior rendimento da história”.

Segundo a entidade,  “a área manteve-se a mesma da última estimativa, 3,31 milhões de hectares. Dessa forma, percebe-se que a colheita confirmou as expectativas após as chuvas de abril e maio, e trouxe bons números para a produtividade das lavouras mato-grossenses. E, apesar de a produção ser a segunda maior da história, os preços internos não sentiram o peso de tamanha oferta, e apresentaram alta em plena colheita, sustentados principalmente pelo dólar”.

Com as atenções voltadas para o início da colheita, conforme o Imea, “os preços na CBOT sofreram perdas, fechando a semana no patamar de US$ 3,65/bu, valor 0,28% menor que o da média anterior”. Ainda é destacado que “em Paranaguá, o prêmio do cereal para out/15 seguiu com a variação positiva das últimas semanas, terminando na média de US$ 0,16/bu”, e que com “as persistentes incertezas do cenário político e econômico do Brasil, o dólar foi impulsionado em 5,12% e atingiu a média de R$ 3,77/US$”.