Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

17/09/2015

Encontro debate defesa agropecuária na faixa de fronteira


A elaboração do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária na Faixa de Fronteira foi o tema da reunião entre a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) nesta quarta-feira (16), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília.

O programa terá como principal objetivo o fortalecimento da vigilância desenvolvida pelo Mapa na faixa de fronteira, em suporte à gestão do risco sanitário, fitossanitário e para a saúde pública associado ao ingresso, em território nacional, de mercadorias, bens e materiais de interesse agropecuário.

Segundo o Mapa, o Brasil tem 23.102 quilômetros de fronteiras, sendo 15.735 quilômetros terrestres e 7.367 quilômetros marítimas. O país tem 10 países vizinhos, 11 Unidades Federativas e 588 municípios na faixa de fronteira.

Com o crescimento acelerado da produção e do comércio exterior agroalimentar brasileiro, o secretário substituto de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, entende ser necessária a reorganização da defesa em fronteiras com enfoque no gerenciamento do risco e áreas transversais

“A análise de risco e inteligência em defesa agropecuária deve compor a nova estrutura de defesa: moderna, executiva, voltada para os resultados da sanidade e fitossanidade, e unificada. Atividades compartimentalizadas reduzem a eficiência do processo de defesa agropecuária”, assinalou.

O encontro termina nesta quinta-feira (17), quando serão debatidas as diretrizes para elaboração do programa, que está previsto para ser lançado em novembro deste ano.

 

Fonte: